3ª Feira de Quadrinhos & Afins coloriu Taboão da Serra durante o último fim de semana

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra realizou a terceira edição da Feira de Quadrinhos & Afins. O evento reuniu mais de 50 artistas independentes que utilizaram o espaço do CEMUR para expor seus trabalhos autorais, além de contar com palestras, oficinas e atividades que estimulavam a criatividade e a veia artística dos presentes.

Com um público registrado de mais de 1360 pessoas, o evento mostra mais uma vez a capacidade e o potencial da cidade em sediar eventos e ser um polo cultural e artístico na região. A feira tem o potencial de marcar Taboão da Serra como uma referência no universo geek além de valorizar e exportar os talentos da cidade para o mundo.

“O evento foi um grande sucesso, uma amostra de pessoas talentosíssimas da nossa cidade. Mais uma vez a gente consegue mostrar o tanto de cultura que é produzida em Taboão da Serra. Fizemos questão de elevar o padrão da feira este ano, para garantir aos expositores toda a estrutura necessária para termos um evento de sucesso,” comentou o secretário de Cultura, Maestro Edison.

Um ponto notável do evento foi o cuidado da organização com a acessibilidade para o público neurodivergente. Pais e visitantes da feira ressaltaram que a organização ofereceu um espaço adaptado, sem grandes estímulos visuais e sonoros, o que propiciou uma visita tranquila, onde crianças e adultos atípicos conseguiram explorar os espaços e as mesas.

“Um evento como este cobre a nossa cidade com cor e arte e é um respiro de ar puro, que renova o olhar que temos sobre o lugar onde moramos. Ver o número de talentos que saem da nossa cidade só nos motiva ainda mais para continuar investindo e aprimorando os espaços de criação de Taboão da Serra,” diz o prefeito, Engenheiro Daniel.

O evento idealizado pelo artista e professor da Escola Municipal de Artes, Gau Effe, este ano homenageou a primeira cartunista e caricaturista do mundo Rian. Nair de Teffé, nascida  no dia 10 de junho de 1886 em Petrópolis, Rio de Janeiro, foi uma figura emblemática na cena artística brasileira da época. Filha do Barão de Teffé, o pai apesar de não proibi-la de trabalhar como cartunista, não permitia que ela recebesse pelo trabalho que assinava como Rian, um anagrama de seu nome de batismo que escondia a identidade feminina da artista.

“Até hoje Rian é uma referência, não só pro sua contribuição artística, mas também por ser um símbolo de resistência e pioneirismo, um exemplo para outras mulheres possam se firmar como criadoras, que é um espaço historicamente masculino,” comenta uma das pessoas responsáveis pela curadoria do evento, Letícia Mayumi. “A trajetória dela inspira e fortalece todas as gerações de artistas que vieram depois dela e ainda enfrentam estruturas desiguais na busca de reconhecimento”.

A carreira de Nair como cartunista entrou em pausa no ano de 1913, quando se tornou primeira dama ao se casar com o então presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca. Nesta posição a influencia dela foi indiscutível, desde popularizar o uso de calças entre as mulheres, até desafiar o olhar conservador da época ao elevar a importância de elementos culturais fundamentalmente brasileiros ao inclui-los em saraus e recitais de música no Palácio do Catete, então residência presidencial.

“Conhecer a história de grandes mulheres como a Rian, que abriram portas e romperam barreiras para que outras viessem também ocupar esses espaços, é sempre muito engrandecedor. É motivador ver como tantas outras mulheres lutaram para que chegássemos onde estamos hoje,” declara a vice-prefeita Erica Franquini.

A Feira de Quadrinhos & Afins deixa para a cidade um legado inestimado para a cidade, e já cria expectativas para as próximas edições. Aos que ficaram inspirados em pegar o lápis e o papel e começar a desenhar, a Escola Municipal de Artes - Polo CEMUR está com inscrições abertas até o dia 14 de agosto para cursos de Artes Manuais, Desenho Artístico, Desenho Básico e Desenho Infantil, além de modalidades de música e teatro. Quem sabe na próxima edição você não possa participar como um dos artistas expositores? Para mais informações entre em contato com  a Secretaria de Cultura pelo (11) 4788-3888.

 

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra

Comentários